Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 4 dicas rápidas para potencializar as aulas

4 dicas rápidas para potencializar as aulas

Oi Professor!

É muito importante que os alunos aprendam o conteúdo passado em sala de aula da melhor e mais aprofundada maneira possível. Por isso é importante que os docentes selecionem o que será ensinado em sala de aula e criem estratégias para implementar esse conteúdo. É comum que os professores ensinem diversos conteúdos e deixem a desejar em relação à profundidade que é atingida sobre o assunto.

Muitas vezes é preferível lecionar uma quantidade menor de conteúdos que serão bem fixados do que acelerar na explicação, podendo acontecer de os alunos não compreenderem muito bem o que foi ensinado. Os alunos precisam estar acostumados com um ensino mais aprofundado para a obtenção contínua de conhecimento.

Confira 4 dicas para determinar o conteúdo programático de acordo com os objetivos da aula:

1- Leve em consideração a multidisciplinaridade
Alguns assuntos são abordados por mais de uma disciplina de maneira diferente em cada uma delas. É interessante criar aulas que se complementem, enriquecendo o processo de aprendizagem.

2- Utilize novos métodos de avaliação
As provas são a maneira mais comum de avaliar o nível de conhecimentos obtidos pelos alunos. Uma estratégia é implementá-las todos os dias, assim os professores podem avaliar seus estudantes de maneiras distintas, por meio da observação diária dentro do ambiente escolar. Por exemplo, os professores podem explorar a capacidade da oratória dos alunos, os avaliando por meio de perguntas em sala de aula. Porém, para que essa forma de avaliação seja bem sucedida, é necessário que os estudantes sempre recebam um feedback sobre o seu desempenho.

3- Tenha estratégias específicas
Para alcançar o sucesso, os professores precisam elaborar suas estratégias baseados em três características:

  • Resistência – foca no conhecimento e habilidades adquiridas ao longo da vida,onde é preciso ser paciente para que as melhoras aconteçam.
  • Influência– consiste em conhecimentos multidisciplinares.
  • Essencialidade– consiste nos conhecimentos básicos essenciais para que o aluno seja capaz de passar de ano no colégio ou universidade.

4- Analise o que é importante com outros olhos
Mesmo elaborando suas estratégias baseadas nos itens anteriores, não se prenda a eles. Tenha sempre uma postura de aceitação das mudanças levando em consideração mudanças que podem ser necessárias para que a aula tenha um melhor andamento.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo