Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 5 dicas rápidas para ensinar com ajuda do Facebook

5 dicas rápidas para ensinar com ajuda do Facebook

Olá professores!

Curtir, compartilhar, seguir, tuitar e comentar. Esses provavelmente ṣo os verbos mais ouvidos atualmente da boca dos jovens. Enṭo que tal incorporar isso tudo ao seu m̩todo de ensino e, dessa forma, incentivar o aprendizado dos seus alunos nessas novas plataformas Рat̩ mesmo educacionais Рque ṣo as redes sociais?

De acordo com a pesquisa TIC Kids Online, 79% dos brasileiros com idades entre 9 e 17 anos, que utilizam a internet, possuem perfil em alguma das redes sociais mais famosas. Então o jeito é aproveitar o interesse dos alunos e utilizar essas ferramentas como estratégia útil para promover o aprendizado.

O site Porvir reuniu dicas para professores de como utilizar as redes sociais como um recurso educativo. As sugestões foram retiradas a partir de referências encontradas em diferentes publicações, guias e sites especializados em educação e tecnologia.

Aqui disponibilizamos algumas dicas simples e objetivas para usar o Facebook em sala de aula. Veja só:

  • Crie grupos com sua turma para postar informações, avisos e dicas.
  • Compartilhe conteúdo multimídia relacionado aos temas trabalhados em sala de aula.
  • Use a rede social como canal de jornalismo estudantil. Crie uma página para que seus alunos postem novidades sobre projetos e eventos da escola.
  • Faça o seu próprio quiz para que os alunos possam interagir com os conteúdos das aulas. O Facebook tem algumas ferramentas que facilitam essa tarefa, como o aplicativo Quiz Maker.
  • Estimule os alunos a postarem resenhas de livros e resumos de estudos no grupo da classe. Isso pode ajudar no desenvolvimento de projetos de revisão por pares.

Você vai ver como essa interação com seus alunos, vai fazer sua aula e o aprendizado deles render muito mais.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo