Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Guia gratuito para usar as mídias sociais na escola

Guia gratuito para usar as mídias sociais na escola

Olá leitores,

Fa̤a uma pesquisa na sua sala de aula. Quantos alunos possuem perfis no Twitter, Facebook, Google+ ou Instagram? Ouso dizer que a maioria deles Рse ṇo forem todos. A internet e, principalmente, as redes sociais esṭo entrando na vida dos jovens cada vez mais cedo. No entanto, quando cogita-se o uso dessas ferramentas para dinamizar a educa̤̣o, muita gente torce o nariz.

Puro preconceito! A verdade é que usar as redes sociais em sala de aula não precisa ser sinônimo de bagunça e alunos facebookando e tuitando, enquanto o professor tenta passar um conteúdo. É possível usar essas ferramentas para fixar matérias, engajar os estudantes em determinado tema ou provocar uma discussão construtiva. O segredo é abrir a cabeça e deixar a criatividade rolar.

Confira, abaixo, 7 maneiras de usar as redes sociais como suas aliadas na sala de aula.

1. SUA AULA EM 140 CARACTERES
Você pode criar uma conta no Twitter para a classe e convidar cada aluno a fazer uma postagem, resumindo a principal ideia que foi debatida em sala de aula naquele dia. Ou, então, faça um rodízio: a cada dia, um estudante fica responsável pelas postagens na página. Ele pode tuitar sempre que achar uma ideia relevante. No fim das contas, o conteúdo do perfil pode ser usado pelos alunos até mesmo como um resumo para estudar para a prova. Que tal?

2. MATERIAL COMPLEMENTAR
Crie um blog para manter um canal de comunicação com seus alunos, além da sala de aula. Você pode postar na página curiosidades relacionadas aos conteúdos que aplica em classe ou até mesmo textos complementares, que permitam que os alunos se aprofundem nos temas que mais gostam.

3. DA SALA DE AULA PARA O MUNDO
Crie um blog para os próprios alunos postarem. Existem sites na internet que oferecem o serviço de forma gratuita, exclusivamente, para fins educacionais. Entre eles, o Edublog e o Kidblog.

4. INTERCÂMBIO EDUCACIONAL
Procure, nas redes sociais, professores que tenham uma metodologia parecida com a sua. Juntos, vocês podem criar fóruns para conectar suas turmas e promover discussões a respeito dos conteúdos ensinados em sala de aula.

5. LUZ, CÂMERA, AÇÃO
Que tal propor aos alunos uma peça de teatro ou a composição de uma música para fixar algum conteúdo ensinado em classe? Você pode gravar o material e postar no YouTube. Com certeza, vai ser um incentivo e tanto para os alunos fazerem bonito na frente das câmeras.

6. PROJETOS ESPECIAIS
Eleja um projeto que vai ser importante para a classe e crie um perfil para ele, em alguma rede social, para motivar os alunos. Por exemplo, se você está trabalhando com a turma figuras que foram importantes para o desenvolvimento da cidade, crie uma conta no Instagram e desafio-os a postar no perfil fotos de placas de rua com os nomes dessas personalidades. Depois, eles podem contar em sala de aula o que sabem sobre essas pessoas. A brincadeira vai render bons bate-papos.

7. ABRAÇANDO UMA CAUSA
Você ainda pode usar as redes sociais para engajar os alunos em causas socioambientais bacanas, que tenham relação com os conteúdos aprendidos em sala de aula. Se é professor de biologia, por exemplo, que tal criar, junto com os alunos, uma campanha no Facebook contra o plantio de espécies invasoras na cidade onde moram?

Enfim, maneiras para utilizar a paixão dos alunos pelas redes sociais em seu favor, na sala de aula, não faltam. Basta deixar o preconceito de lado e usar a criatividade. Conhece algum outro método bacana para usar essas ferramentas em classe? Compartilhe com a gente!

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo