Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » Metodologia de ensino utilizada nas escolas brasileiras

Metodologia de ensino utilizada nas escolas brasileiras

Olá leitores,

Tradicional, construtivista, montessoriana, waldorf ou freinet? Você faz ideia de qual seja a linha pedagógica ideal para ensinar seu filho? Na hora de matricular as crianças em um colégio, é fundamental que os pais conheçam a fundo os valores e métodos da instituição e que estejam de acordo com todos eles. Afinal, a formação dos pequenos é feita a partir do trabalho conjunto entre escola e familiares e, se ambos estiverem alinhados, tudo fica muito mais fácil.

Para facilitar a busca pelo colégio ideal, é importante que, antes mesmo de começar a visitar escolas, os pais já tenham em mente que tipo de abordagem pedagógica pretendem escolher. No Brasil, atualmente, existem várias e é muito comum que elas sejam empregadas de forma mesclada nas instituições de ensino. Confira, abaixo, cada uma delas.

TRADICIONAL
É a linha pedagógica mais comum no Brasil. Nas escolas tradicionais, apostilas e cartilhas determinam o que as crianças devem aprender a cada ano e os conhecimentos são transmitidos por meio dos professores. Os estudantes têm metas a cumprir, que são verificadas por meio de avaliações periódicas. Quem não atinge a nota mínima exigida no conjunto de avaliações para passar de ano é reprovado e precisa refazer o curso. Essas instituições visam o sucesso dos alunos em provas como o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) e o vestibular.

CONSTRUTIVISTA
As ideias do biólogo suíço Jean Piaget norteiam essa linha pedagógica e, por isso, as escolas que seguem o método também são chamadas de piagetianas. Nessas instituições, estimula-se que o próprio aluno construa seu conhecimento, em vez de recebê-lo passivamente por meio do professor. Para tanto, são criadas situações que estimulam o estudante a pensar e solucionar problemas propostos. As crianças são vistas como indivíduos únicos, com um tempo de aprendizado particular, e o trabalho em grupo é valorizado. Apesar disso, também há avaliações nessas instituições e quem não atinge as expectativas é reprovado.

MONTESSORIANO
Baseado na filosofia da pesquisadora italiana Maria Montessori, o método montessoriano defende que é preciso deixar o aluno agir para que ele se torne um indivíduo criativo, independente, confiante e com iniciativa. Por isso, nesssas instituições, são os alunos que escolhem as atividades que irão fazer ao longo do dia. Os professores ficam com o trabalho de supervisão: são responsáveis por aumentar o grau de dificuldade dos exercícios, gradualmente, respeitando o ritmo de cada aluno e sem intervenções indevidas. O trabalho em grupo é estimulado e as classes são compostas por crianças de diferentes idades.

WALDORF
Nessa metodologia de ensino, desenvolvida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, os alunos são vistos como seres singulares e acompanhados de forma próxima pelos professores, que mantém a mesma turma por toda uma etapa (os nove anos do Ensino Fundamental, por exemplo). As avaliações dessa linha pedagógica levam em conta, também, o empenho do estudante em aprender e seu comportamento em classe e os pais recebem análises trimestrais sobre as atitudes de seus filhos no dia a dia da escola. O método propõe ainda a mistura das disciplinas regulares com matérias que desenvolvam habilidades artísticas, musicais, de movimentação e dramatização nos estudantes, como astronomia, meteorologia, jardinagem e tecelagem.

FREINET
As instituições que seguem as ideias do pedagogo francês Célestin Freinet costumam valorizar o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos, além de conceitos como trabalho e cooperação. Nessas escolas, debates, elaboração de jornais em grupo e estudos de campo são atividades muito comuns e estimula-se que os alunos compartilhem suas produções com outros colegas – da mesma turma, de classes diferentes e, até mesmo, de outras escolas. O método de avaliação também é diferente: leva-se em conta a evolução do aluno, em comparação com seu desempenho na última avaliação – e não em relação ao desempenho dos demais estudantes da classe.

Boa sorte!

comentários (5)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo