Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Qual o tipo de pós-graduação você deve escolher

Qual o tipo de pós-graduação você deve escolher

Olá leitores do Canal do Ensino!

Você finalizou sua graduação e agora quer iniciar uma pós-graduação? Entenda primeiramente as categorias existentes de uma pós-graduação antes de escolher o que deseja fazer.

Uma pós-graduação está dividida em 2 (duas) categorias:

  • Lato Sensu – são cursos  direcionados à atuação profissional e atualização dos graduados no nível superior: tecnólogos, licenciados ou bacharéis. Ao término do curso o aluno obterá um certificado.
  • Stricto Sensu – são cursos voltados à formação científica e acadêmica e também ligados à pesquisa. Ao término do curso o aluno obterá um diploma.

Estas 2 (duas) categorias se expandem em níveis, que são:

  • Lato Sensu – cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA (Master in Business Administration)
  • Stricto Sensu – cursos de mestrados e doutorados.

qual-pos-fazer

Cada nível da pós-graduação, seja Lato Sensu ou Stricto Sensu, tem sua particularidade por área e tempo de duração, segue algumas informações:

Cursos de Aperfeiçoamento – são destinados a profissionais que desejam se aprofundar em uma determinada área, possivelmente na que está atuando profissionalmente, e pode estar correlacionada com a formação acadêmica de origem na graduação.

Cursos de Especialização – são destinados a candidatos diplomados em curso superior, com foco técnico-profissional possibilitando aprofundar conhecimentos e competências em uma determinada área dando continuidade ao ensino superior.

MBA – é destinado a candidatos especialmente da área de business ou gestão empresarial. É indicado para profissionais que já atuam na área e tenham pelo menos 3 anos de experiência, podendo ser o caso de gerentes, diretores e presidentes.

Mestrado profissional e educacional – os cursos de mestrado profissional e educacional são claramente distintos. O primeiro está voltado à área profissional no método científico para a solução de problemas reais e multidisciplinares das organizações enquanto o segundo tem por objetivo proporcionar ao estudante o emprego do método científico em problemas de pesquisa acadêmica de uma dada área de conhecimento.

Doutorado – destinado à pesquisa científica ao invés da docência como no caso do mestrado, no doutorado é necessário realizar a defesa de uma tese.

Escolha o tipo de pós-graduação que for mais adequado e bons estudos.

É importante sempre pesquisar as instituições de ensino superior para terem certeza que são credenciadas. Para obter informações sobre as instituições de educação superior credenciadas e os cursos superiores autorizados: emec.mec.gov.br.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo