Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Ciências Sociais Aplicadas » USP oferece curso online gratuito sobre Previdência Social

USP oferece curso online gratuito sobre Previdência Social

Olá leitores!

Se você é daquelas pessoas que nunca entendeu muito bem como funciona a Previdência Social, qual a influência nas finanças públicas e na vida dos trabalhadores, esta dica vai te ajudar. É o curso online gratuito “O Sistema Previdenciário Brasileiro: Características e Aspectos Distributivos”, mais um entre os que a USP disponibilizou e que serão oferecidos em 2015 como parte da parceria com o Coursera.

Este curso é ministrado pelo professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade FEA da USP, Luis Eduardo Afonso. Este curso tem como objetivo abordar o sistema previdenciário do Brasil e entender como ele funciona.

Sobre o curso

As vídeo-aulas foram feitas com o intuito de esclarecer a forma de trabalho do sistema previdenciário brasileiro. O objetivo é que os alunos tenham uma visão geral da previdência social no Brasil, com base em conceitos teóricos sólidos e possam entender sua relevância para as finanças públicas e para as decisões individuais dos trabalhadores.

Na parte inicial é feita a conceituação básica, com a apresentação das bases teóricas, conceitos e principais características dos sistemas previdenciários. Na segunda parte são expostos os principais aspectos do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) do INSS. São analisados os principais benefícios, formas de contribuição e formas de financiamento.

Na terceira parte são apresentados os grandes números do RGPS. O tópico final trata das características distributivas da previdência social, em termos intrageracionais e intergeracionais.

Formato do curso

O curso “O Sistema Previdenciário Brasileiro: Características e Aspectos Distributivos” tem duração de 4 semanas durante as quais serão apresentadas aulas em vídeo associadas e apoiadas por apresentações que ficarão disponíveis para download. Alguns testes estarão integrados às aulas para suporte ao processo de aprendizagem. É recomendada  3 a 4 horas de estudo por semana.

Requisitos

Não é necessário conhecimento prévio da área. O curso está aberto a todos os interessados.

Inscrições

Para se inscrever, basta fazer um cadastro no site do Coursera, achar o curso do seu interesse a começar a estudar.

Este curso online gratuito “O Sistema Previdenciário Brasileiro: Características e Aspectos Distributivosé uma boa para todo tipo de público. É sempre bom saber como as coisas funcionam para saber como proceder no futuro.

Até mais!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

comentários (11)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo